sábado, abril 12, 2008


post nº 055


OBRIGADO

Hoje andei por toda a Beira... vi todas as casas onde morei... todas as escolas onde estudei... todas as praias onde nadei... todos as ruas por onde caminhei, nos tempos em que julgava que a vida não tinha fim... e agora mesmo, neste momento, acabei de perceber, finalmente e completamente, porque ainda choro de saudades...

Porque hoje:

... Em todos os bancos de jardim sentei-me com todos os meus amigos.
... Fui a todos os cinemas, vi todos os filmes, com todos os meus amigos.
... Bronzeei na praia, ao desafio, com todos os meus amigos.
... Estudei em todas as escolas... mesmo aquelas onde não estudei.
... Namorei com todas as moças... mesmo aquelas com quem não namorei.
... Viajei em todos os machimbombos... mesmo aqueles em que nunca entrei.
... Abracei todos os amigos... mesmo os que com quem nunca me cruzei.

... Depois chorei... e, quando parei de chorar, ainda mais uma vez chorei.

... Porque ao te ter deixado, Beira... nunca te deixei…
... Se de ti tenho saudades... são as saudades que tenho de todos os amigos que jamais perderei.

... Perdoa-me Beira... se ainda te amo... mas não consigo esquecer-me de ti.
... Queres seguir a tua vida... mas eu te amarrei para sempre no meu coração.
... Perdoa-me Beira... porque sou ciumento... sem ti, perdi o meu espiritual sustento
... Perdoa-me Beira... porque te vou ainda ver... nem que seja só mais uma vez... Para poder dizer, nem que seja pela última vez:

“Olá! Olá cajueiro que suportaste o meu peso ao subir-te. Olá coqueiro que me deixaste roubar o teu coco. Olá mar salgado dos pontões, do salitre, que me deixaste lavar nas tuas águas.”

“Obrigado Beira... que em mais nenhum lado me eduquei... como tu me educaste.”

“Obrigado Beira... com todos os teus conteúdos... com toda a tua gente... com todos os meus amigos... amo-te para sempre…mesmo que o sempre seja a palavra mais derradeira que me deixaste.”

Obrigado Beira

Jorge Coimbra

8 comentários:

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

E eu feliz por também ter conhecido essa Beira!
ZP

Anónimo disse...

Olá Joge
Agora já sabes que sou eu, já adicionei teu blog aos meus favoritos, psra ir lendo teus escritos, mas desde já parabéns e um abraço desta amiga macua
São Percheiro

Anónimo disse...

Oi Jorginho , meu querido amigo, tuaas recordações sobre a nossa querida cidade da Beira , me fizeram correr as lagrimas de quatro em quatro. Quantas saudades, da nossa juventude , de TUDO o que lá vivi ...e do que poderia ter vivido... saudades do cheiro a terra queimada...saudades do sol, da imensidão daquele mar salgado,saudades das prais, desde a Ponta Gea ate ao Macúti, não esquecendo as boas recordaçoes do Savane,do Sengo,do Six Milles, do rio Maria e das belas pescarias que lá fizemos...enfim de TUDO. BEIRA,te tenho atravesada no coração , e só peço a DEUS que não me deixe morrer sem lá voltar.
BEIRA , amar-te -ei eternamente .
Beijinhos Jorge e já somos dois saudosistas da nossa querida BEIRA.
Zita Silva

Anónimo disse...

Bonito este sentir, Jone! - fica um beijo a quem ama assim a sua cidade.
IO

Anónimo disse...

Andei por aqui, é tão bom te ler, nos levas ao sonho, a viajens nunca esquecidas. Me fizestes sentir a minha ( nossa ) BEIRA que tantas vezes fui feliz e guardarei com amor, tudo que lá vivi. Como é bom ter o que contar , ter história, para um dia depois de minhas filhas , minha neta ouvir de mim ou quem sabe Deus, que a mãe que de toda a historia ouviu de mim. Um beijinho , que um dia possa eu dar um abraço a um beirense que me levou a sonhar , por onde andei e me fez sentir.

Tareca

Trilhos e Montes disse...

Como é bom ver e ler algo de que gostamos, a sua e a minha Beira.
Esta Terra que nos traz tantas saudades, é recordada por si de uma grata maneira que ainda nos transporta mais para os anos que a percorriamos na nossa meninice.
Um abraço
Luis Almeida pina

Paulo Barreto disse...

Que bela maneira de sentir...melhor ainda porque faz nossos os seus sentimentos. Obrigado.
PS-está adicionado no meu blog...não podia lá faltar.
Um grande abraço
Paulo Barreto

Paulo Barreto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.