quarta-feira, janeiro 23, 2008

post nº 025

O LIVRO

Se eu escrever algum dia um livro
Será porque jamais algum terei aberto e lido
Será devido aquele saber, ofendido
Tão inocente como arrogante por me ter vencido

Se escrever algum dia um livro
Quero escrevê-lo sem nunca o ler
Quero lê-lo sem sequer o escrever
Quero sofrê-lo por já o ter sofrido
A escrever...

Se escrever algum dia um livro
Seja de capa dura ou de pequeno bolso
Quero que nele a verdade e a mentira soem a falso
Que passem as duas pelo mesmo crivo
Que tanto uma como a outra tenham o mesmo realce
Pelo percalço de a uma e à outra terem mentido

Se algum dia, eu, escrever um livro
Vai ter que ser antes de eu aprender a ler
Que não conheça eu palavras para escrever
Que apague qualquer frase antes dela nascer
E que reencarne e renasça antes de morrer
Que exista morto ao invés de sempre desistir vivo
E que morra muito antes de algum dia ter nascido
...
Só assim escreverei o meu livro

Jorge Coimbra

Sem comentários: